16 - AGORA É COM VOCÊ!

Imagem
Pois bem: o sapato a ser usado como pontapé inicial do seu projeto de solado já está em mãos, o prazo já foi combinado com o cliente (para ontem, é claro), e você já sabe de qual matéria-prima será o solado, bora desenhar? Só mais uma coisinha: vou aproveitar a oportunidade para comentar o que penso daquilo que chamam por aí de inspiração, epifania, sacada. Olha, não espere se sentir “inspirado” para realizar seu desenho. O que eu pude perceber ao longo dos anos, é que existe em determinados momentos uma sensação de extremo prazer e felicidade no momento em que estamos desenhando e tudo parece se encaixar, os traços parecem sair sozinhos e sem esforço da lapiseira. Sim, isso existe. Agora, acreditar que essa é a regra, que sempre acontece assim, aí é ilusão. Digamos que você ainda não tem em mãos algum projeto para criar. A sugestão que dou é simples: dentre os calçados que você possui, separe um tempo para decifrar como ele é feito, quais partes compõem seu solado, se recon...

15 - EXERCÍCIOS DE TRAÇO

Nosso curso é de desenho de solados feitos à mão. E explico: eu aqui comunico a minha experiência como designer de solados. E dentre todos estes anos, sempre tive uma experiência recorrente, de que se eu fosse criar o solado direto no computador, sem rascunhar, sem croqui, eu tendia a não gostar do resultado, achava os traços meio duros, presos, não sei. Aí, eu parava tudo, ia para a prancheta e começava a brincar com as linhas e o prazer em descobrir um novo desenho para apresentar ao cliente.
Existem exercícios que nos ajudam a soltar os traços, desembaraçar nosso pulso para adquirir traçados mais fluidos, livres. E também aqui temos o caminho da simplicidade, pois os exercícios são simples demais. Você vai pegar uma folha e lápis ou caneta e traçar vários riscos paralelos no sentido do comprimento da folha.
Depois vai tentando em outra folha fazer o mesmo exercício, porém agora tentando fazer as linhas o mais próximo umas das outras sem encostar. Depois das linhas retas, faça ondinhas, seguindo o mesmo princípio. Faça zig zag.
Encha a folha de círculos de vários tamanhos o mais próximo possível uns dos outros sem encostar. Você vai perceber que a qualidade dos traços vai sempre melhorar. E não esqueça, use estes exercícios tanto para aquecimento prévio ao ato de desenhar até mesmo quando estiver “sem ideias” para criar.

O pulso fica solto e isso facilita desenhar.   
 
Tipos de exercícios


Encha pelo menos uma folha de sulfite com cada exercício para iniciar
o treino, depois guarde as folhas usadas para comparar a evolução.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

08 - SOBRE AS FÔRMAS DOS CALÇADOS