16 - AGORA É COM VOCÊ!



Pois bem: o sapato a ser usado como pontapé inicial do seu projeto de solado já está em mãos, o prazo já foi combinado com o cliente (para ontem, é claro), e você já sabe de qual matéria-prima será o solado, bora desenhar? Só mais uma coisinha: vou aproveitar a oportunidade para comentar o que penso daquilo que chamam por aí de inspiração, epifania, sacada.
Olha, não espere se sentir “inspirado” para realizar seu desenho. O que eu pude perceber ao longo dos anos, é que existe em determinados momentos uma sensação de extremo prazer e felicidade no momento em que estamos desenhando e tudo parece se encaixar, os traços parecem sair sozinhos e sem esforço da lapiseira. Sim, isso existe. Agora, acreditar que essa é a regra, que sempre acontece assim, aí é ilusão.
Digamos que você ainda não tem em mãos algum projeto para criar. A sugestão que dou é simples: dentre os calçados que você possui, separe um tempo para decifrar como ele é feito, quais partes compõem seu solado, se reconhece quais materiais foram utilizados em sua construção. E faça vários desenhos dele, cópias.
Você vai notar que em algum momento vão começar surgir idéias sobre o que mudar no projeto original. Nesse momento, você irá conseguir transportar o que está dentro de sua cabeça para o papel e poderá ir melhorando essa idéia.
Este conteúdo escrito será acompanhado por material em vídeo que tem por objetivo aprofundar um pouco mais cada conceito aqui apresentado. Não usaremos apenas o texto escrito para evitar ficar um conteúdo pesado.  Além disso, o objetivo é criarmos uma comunidade de troca de idéias e sugestões em torno do assunto Desenho de Calçados.
Assim, muitos poderão contribuir e ampliaremos o material, pois este conteúdo NÃO tem por objetivo esgotar o assunto, muito pelo contrário: visa trazer para a discussão colaborativa. As perguntas são todas bem-vindas e as respostas vamos trazer à medida que forem sendo feitas. Sinta-se à vontade para entrar em contato para esclarecer algum ponto e até mesmo corrigir algum erro ou imprecisão que tenha visto aqui. Como eu disse, somos uma comunidade.  Não fique esperando uma ideia genial cair do nada no seu papel e salvar o projeto. 
O que existe é um PROCESSO CRIATIVO.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

08 - SOBRE AS FÔRMAS DOS CALÇADOS