16 - AGORA É COM VOCÊ!

Imagem
Pois bem: o sapato a ser usado como pontapé inicial do seu projeto de solado já está em mãos, o prazo já foi combinado com o cliente (para ontem, é claro), e você já sabe de qual matéria-prima será o solado, bora desenhar? Só mais uma coisinha: vou aproveitar a oportunidade para comentar o que penso daquilo que chamam por aí de inspiração, epifania, sacada. Olha, não espere se sentir “inspirado” para realizar seu desenho. O que eu pude perceber ao longo dos anos, é que existe em determinados momentos uma sensação de extremo prazer e felicidade no momento em que estamos desenhando e tudo parece se encaixar, os traços parecem sair sozinhos e sem esforço da lapiseira. Sim, isso existe. Agora, acreditar que essa é a regra, que sempre acontece assim, aí é ilusão. Digamos que você ainda não tem em mãos algum projeto para criar. A sugestão que dou é simples: dentre os calçados que você possui, separe um tempo para decifrar como ele é feito, quais partes compõem seu solado, se recon...

14 - LISTA DE MATERIAIS


Ah, achou que eu tinha me esquecido né? Não, foi proposital deixar a lista de materiais sugeridos neste ponto: quem desistiu antes deste ponto não tem tanto prejuízo assim.
Não vai ter comprado algumas coisas que não vai usar de fato. Mas não se engane: desistir implica perda sim: alguns podem ter desistido por achar que este curso não vai funcionar, ou que ele não tem o dom do desenho, ou qualquer outra razão.
E como nós avisamos desde o início do curso, quem quiser desistir terá seu dinheiro devolvido integralmente, alguns chegaram até aqui e desistiram. Aí que é a perda: eles esqueceram o que os trouxeram para começar o curso! A vontade de aprender algo novo, de mudar de profissão, de mudar de rotina, etc.  Sim, vai exigir de você aplicação, esforço, dedicação. Mas vai valer a pena!
Então, para quem ficou presente, vamos em frente!
Eu particularmente não uso muita coisa para desenhar, mas é sempre bom quando aquele item necessário para colocar a ideia que está na cabeça ali no papel está ao alcance da mão. 
Eu uso: lapiseira 0,5mm com grafite 2B, lapiseira 0,3mm / HB, lápis 2, borracha macia, jogo de esquadros, régua 30cm, compasso, fita adesiva para prender o papel, e para desenhar uso o sulfite comum A4.
Curva francesa, lápis de cor, marcadores e uma caneta de ponta fina e uma de ponta mais grossa.
Mas veja bem: já usei o papel milimetrado também, só me incomodava, pois, os traços das linhas eram muito visíveis. Você pode escolher outro tipo de papel, lápis e lapiseira, tranquilo.
O importante é estar familiarizado com os equipamentos. Vai precisar de um instrumento de medida chamado PAQUÍMETRO. Não compre de plástico, pelo amor de Deus.

Ele serve para coletar medidas de espessuras e profundidades com boa precisão. Não é imprescindível, mas é útil. Se ocorrer de trazerem a fôrma para desenvolver seu projeto, você vai precisar da escadinha que citei anteriormente. Ela talvez não se encontre para comprar em lojas de material de escritório. Se houver loja de materiais para modelistas de calçado, ali você vai encontrar.   

Curva francesa         Paquímetro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

08 - SOBRE AS FÔRMAS DOS CALÇADOS