16 - AGORA É COM VOCÊ!

Imagem
Pois bem: o sapato a ser usado como pontapé inicial do seu projeto de solado já está em mãos, o prazo já foi combinado com o cliente (para ontem, é claro), e você já sabe de qual matéria-prima será o solado, bora desenhar? Só mais uma coisinha: vou aproveitar a oportunidade para comentar o que penso daquilo que chamam por aí de inspiração, epifania, sacada. Olha, não espere se sentir “inspirado” para realizar seu desenho. O que eu pude perceber ao longo dos anos, é que existe em determinados momentos uma sensação de extremo prazer e felicidade no momento em que estamos desenhando e tudo parece se encaixar, os traços parecem sair sozinhos e sem esforço da lapiseira. Sim, isso existe. Agora, acreditar que essa é a regra, que sempre acontece assim, aí é ilusão. Digamos que você ainda não tem em mãos algum projeto para criar. A sugestão que dou é simples: dentre os calçados que você possui, separe um tempo para decifrar como ele é feito, quais partes compõem seu solado, se recon...

11 - E NA PRÁTICA, COMO É?

Claro, acontece muito de você receber para trabalhar um sapato pronto, que servirá de início para o projeto, não vão lhe dar fôrma, não decidiram ainda se será TR ou Borracha a sola e estão com muita pressa do desenho.


Aqui eu descrevi a maior parte das solicitações de criação de solados que fiz na vida kkk. Sério, poucos clientes estavam com o kit todo de desenvolvimento preparado para seguir com o projeto. Mas aí entra a confiança mutua entre o cliente e você: você entra no projeto de criar aquele solado que ainda não tem tantas informações assim para guiar o caminho e o cliente confia em sua percepção, ao mesmo tempo que você confia em seu cliente que não vai iniciar um projeto que seria de um solado para performance “Outdoor” e vai pedindo alterações sem fim para chegar a um chinelo estiloso.



Esteja você sendo remunerado pelas alterações de projeto ou não, é sempre desgastante voltar para a prancheta e mudar o desenho por um detalhe que “esqueceram” de mencionar anteriormente.



Sobre como cobrar os projetos, teremos um capitulo específico para esse assunto, não se preocupe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

08 - SOBRE AS FÔRMAS DOS CALÇADOS